Masturbação faz mal? Mitos e verdades sobre a masturbação masculina

Masturbação faz mal

A masturbação é uma prática tão antiga quanto o ser humano. Completamente natural, diversos mamíferos possuem o costume de se masturbar. Mesmo assim, ainda existem muitos mitos e falsas informações sobre a prática, como, por exemplo, que ela faz mal.

Neste post, vamos dissecar essas mentiras “com as nossas próprias mãos” e te dar dicas de como a masturbação pode ser sua amiga. Continue!

Afinal, masturbação faz mal?

A resposta curta é: não, masturbação não faz mal. É uma atitude completamente normal em qualquer faixa etária, desde a adolescência até a terceira idade. Muitos dos mitos em volta dela já foram esclarecidos pela ciência diversas vezes, e tudo indica que, pelo contrário, masturbação pode fazer bem.

Isso acontece porque se masturbar faz com que a pessoa conheça melhor o próprio corpo. Com isso, aprende muito sobre o que dá prazer, o que não é tão legal e permite explorar novas fantasias.

Porém, lembre-se que tudo em excesso faz mal. Por mais que seja raro, existem pessoas compulsivas, que acabam deixando obrigações de lado para se masturbar. Isso é diferente de se masturbar bastante, o que é comum, principalmente em períodos como da adolescência.

É recomendado evitar a masturbação quando aparecem lesões, inflamações, assaduras e outros problemas nas genitais.

Masturbação afina ou diminui o pênis?

Ninguém sabe como esse mito surgiu, mas não passa de uma mentira. O tamanho e espessura do pênis é determinado pela genética de cada um e outras questões biológicas, não havendo nenhuma relação com os hábitos de masturbação.

Existe também o mito de que masturbação aumenta o pênis, o que é uma mentira. O que acontece é que, depois de um tempo sem gozar, a ereção pode ficar mais forte, o que dá impressão de que o pênis está maior.

Masturbação faz mal - diminui o pênis 1
A masturbação não diminui ou aumenta o pênis.

É importante lembrar que, por mais que exista um medo entre homens de ter pênis pequeno, ele é infundado. Saber usar é mais importante do que seu tamanho!

Se masturbar causa espinhas? E pelos na mão?

Espinhas e crescimento de pelos são efeitos comuns da puberdade, e não da masturbação. Esse mito, também, não tem origem conhecida, por mais que muitos afirmam que deve ter sido apenas uma desculpa para desencorajar adolescentes de se masturbar.

Gozo rápido quando me masturbo. Isso é ejaculação precoce?

É importante notar que o tempo que você leva para gozar enquanto está se masturbando é diferente de quando está fazendo sexo.

Masturbação faz mal - ejaculação precoce - 1

Muitas vezes o ato vem acompanhado de uma vontade de ter prazer rápido e até medo de ser pego com “a mão na massa”. Isso faz com que o orgasmo venha mais rápido. Com o tempo, é comum conseguir se masturbar por mais tempo, aprendendo a controlar o impulso e a ejaculação.

Masturbação causa infertilidade?

Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que a masturbação faz mal e causa infertilidade, mas isso não passa de uma mentira.

Um estudo realizado pela Sydney IVF, clínica australiana de fertilização in vitro, mostra que a verdade está mais para o contrário do mito. Nele, 118 homens com problemas de infertilidade tiveram uma melhora de 12% da qualidade do esperma depois de sete dias ejaculando diariamente.

Disfunção erétil e ejaculação precoce tem relação com a masturbação?

A disfunção erétil e ejaculação precoce não são afetadas pela masturbação. Ao invés disso, o que pode acontecer é que, a crença nesse mito pode gerar uma ansiedade exacerbada, causando uma disfunção e/ou ejaculação precoce momentânea. Além disso, alguns estudos afirmam que a masturbação pode ajudar pessoas com ejaculação precoce.

Por esse motivo é tão importante desmentir esses mitos. Afinal, eles podem afetar diretamente a vida sexual de pessoas, principalmente mais novas, o que pode gerar problemas no presente e futuro.

Masturbação é só “5×1”?

Muitas pessoas acham que a masturbação masculina se resume em apenas o famoso “cinco contra um”. Não há nenhum problema em se masturbar só dessa forma, mas existem muitas outras técnicas e formas que causam formas de prazer diferentes.

Você pode, por exemplo, se masturbar usando brinquedos sexuais, trocando as mãos de vez em quando, estimulando outras partes além das genitais e tudo mais que sua imaginação permitir. Aproveite o momento para explorar suas fantasias!

Perguntas como “masturbação faz mal” são comuns, e é muito importante o esforço para se desvencilhar desses mitos.

Quer receber mais dicas como essa e tudo sobre saúde e vida sexual? Preencha o formulário abaixo e receba novos textos diretamente em sua caixa de e-mail!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *