Saúde sexual masculina: cuidados importantes

o que é saúde sexual

Seja para o conforto ou para manter hábitos saudáveis, é necessário se atentar à saúde sexual masculina.

Existem muitas dúvidas em volta desse universo, por isso separamos alguns pontos importantes e cuidados necessários para garantir uma vida sexual segura, saudável e de qualidade. Confira!

1. Higienização do pênis

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 1000 pessoas passam pela amputação peniana todos os anos no Brasil, por causa de câncer de pênis. Na maioria das vezes, o motivo que leva ao procedimento é a falta de higiene na região.

Ainda de acordo com a associação, o câncer de pênis é um dos poucos que podem ser prevenidos. Com a higienização, os riscos de contrair a doença são bem menores.

Além do câncer, é possível prevenir diversos males e doenças através da higiene. Por esse motivo, lave o pênis todos os dias com água e sabão, puxando a pele para garantir a limpeza de todo o órgão, principalmente depois da masturbação ou do sexo. Se você possui filhos, ensine-os a fazer essa limpeza desde cedo, para que o hábito seja criado.

Além disso, todos os meses, faça um autoexame. Puxe a pele para verificar a presença de machucados, manchas ou qualquer aparência fora do comum. Caso encontre qualquer coisa, mesmo se não houver certeza, visite um urologista o mais rápido que seja possível.

2. Hábitos saudáveis

Cuidar da saúde sexual masculina é, antes de tudo, cuidar da saúde em si. Por isso, é muito recomendado manter hábitos saudáveis.

Além de manter o corpo saudável, exercícios físicos também afetam diretamente a saúde sexual. Um estudo, publicado no Urology Journal, revelou que a ejaculação precoce é mais comum em homens sedentários. Mais um motivo para cuidar de si mesmo, certo?

Procure um exercício prazeroso, como a prática de esportes coletivos, individuais, musculação, entre outros. Com certeza você consegue encontrar aquele que vai gostar de fazer!

o que é saúde sexual - exercicios
Exercícios físicos afetam diretamente a sua saúde sexual.

Além do exercício físico, é necessário tomar cuidado com excessos e vícios. Procure manter uma alimentação equilibrada, maneirar na bebida alcoólica e evitar cigarros. Essas tarefas podem ser bastante difíceis, por isso é recomendado procurar profissionais de sua confiança para o auxílio e acompanhamento durante o processo.

3. Curvatura peniana

É completamente normal que o pênis “aponte” mais para um lado ou para o outro. Porém, há situações em que a curvatura pode ser um problema, causando desconforto e dores.

Nesses casos, não há muito o que fazer além de procurar um urologista de sua confiança. Ele será capaz de passar o tratamento mais indicado para o seu caso.

4. Mente sã, sexo são

Fatores como estresse, ansiedade elevada, baixa autoestima e preocupação demasiada com padrões estéticos influenciam negativamente a saúde sexual masculina. Por isso, é muito importante procurar manter e cuidar da saúde mental.

Caso você perceba que seu psicológico não está dos melhores, que tal procurar por ajuda? Achar um terapeuta de sua confiança é um esforço que vale a pena, pois o profissional poderá fazer todo o acompanhamento e ajudar na resolução desses problemas.

5. Respeito aos limites

Independentemente da sua idade, é muito importante conhecer bem seu próprio corpo e respeitar seus limites. Não apenas na saúde sexual, mas também em todos os âmbitos da vida.

o que é saude sexual - limites
Cuidar da saúde sexual é, também, respeitar os limites do seu corpo.

Quer partir para o “segundo round”, mas está muito cansado ou indisposto? Deixe para a próxima vez e dê o descanso que o seu corpo está pedindo – garantimos que ele agradecerá.

6. Cuidado médico

É muito comum que mulheres, desde sua adolescência, tenham um/a ginecologista de sua confiança. Infelizmente, isso não é tão usual entre os homens, principalmente entre os jovens.

O ideal é que, desde o começo da puberdade, o homem visite regularmente seu médico em quem confie, para acompanhar o amadurecimento do corpo, orientar em questões importantes e prevenir problemas no futuro, além de já criar o hábito.

A partir dos 40 anos, é extremamente necessário visitar o urologista para fazer o check-up anual. Esses exames são responsáveis por detectar alterações no sistema sexual, como, por exemplo, câncer de próstata.

Cuidar da saúde sexual masculina é, também, cuidar de si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *